Home » Artigos e Notícias

04/12/2013 - 11:03

PNUMA e Rio 2016 iniciam diálogo com a sociedade civil sobre Plano de Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (Rio 2016) realizam de 2 a 4 de dezembro a primeira Oficina de Diálogos com a Sociedade Civil sobre o Plano de Sustentabilidade dos Jogos de 2016.

No âmbito do acordo de cooperação assinado entre as duas organizações, o plano será apresentado para entidades da sociedade civil a fim de colher suas contribuições e identificar eventuais lacunas, antecipar riscos e oportunidades e assim aperfeiçoá-lo.

“O PNUMA entende que o diálogo com as diversas partes interessadas é fundamental para a transparência de todo o processo de preparação para os Jogos Olímpicos. Adicionalmente, a consideração de pontos de vista de variados segmentos da sociedade contribuirá para que o plano fique ainda mais enriquecido e completo”, afirma a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú.

Mais de 80 organizações foram convidadas para participar da oficina, incluindo entidades que trabalham em temas diversos como desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, gênero e etnia, acessibilidade, habitação, esporte e desenvolvimento e direitos humanos, entre outros.

O Plano de Sustentabilidade teve como ponto de partida compromissos estabelecidos no Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos de 2016. Seu conteúdo reúne iniciativas e projetos relativos à operação, infraestrutura e legado dos jogos. O documento foi construído em uma colaboração entre a Rio 2016, entidades das três esferas de governo e a Autoridade Pública Olímpica (APO).

O Plano está dividido em três pilares estratégicos, que pautarão os temas centrais de cada dia da Oficina de Diálogos com a Sociedade Civil. Planeta trata da redução do impacto ambiental de intervenções para os Jogos, e debaterá transporte e logística, construção sustentável, conservação e recuperação ambiental e a gestão de resíduos. O pilar Pessoas aborda a condução inclusiva do evento, discutindo conscientização, acessibilidade e diversidade. E Prosperidade é centrado na contribuição para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro e o planejamento transparente de projetos envolvidos com os Jogos. Neste eixo serão discutidas a gestão e a cadeia de suprimentos sustentáveis.

As conclusões da Oficina oferecerão subsídios para uma nova versão do Plano de Sustentabilidade dos Jogos. O documento estará em constante revisão, incorporando contribuições das partes interessadas e a evolução tecnológica e de conhecimento dos temas, de adequando sempre à legislação brasileira e às normas internacionais.

Mais informações
A íntegra da versão atual do Plano de Sustentabilidade dos Jogos está disponível no endereço www.rio2016.com/sustentabilidade

Fonte: http://www.onu.org.br

topo
Mais Atigos e Notícias
Copyright (c) 2012 / 2017 - RC8.com.br. Todos os Direitos Reservados.