Home » Artigos e Notícias

18/12/2013 - 11:06

Relatório da ONU classifica manufatura como essencial para desenvolvimento inclusivo e sustentável

A manufatura, com meio bilhão de empregos no mundo, é crucial para a geração de empregos e para o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Industrial da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), apresentado em Lima, Peru, na quinta-feira (5).

A principal publicação da UNIDO foi lançada durante a 15ª sessão da Conferência Geral da agência, que reuniu mais de mil participantes de 172 Estados-membros da UNIDO.

A manufatura permanece um empregador importante, responsável por 470 milhões de trabalhos em todo o mundo em 2009 ou cerca de 16% da força de trabalho mundial, de 2,9 bilhões de pessoas.

“A indústria aumenta a produtividade e gera renda, reduzindo a pobreza e oferecendo oportunidades de inclusão social. Com os países desenvolvendo suas indústrias, a motivação para aumentar o valor agregado leva a uma melhor aplicação da ciência, tecnologia e inovação, estimula mais investimentos em capacitação e educação e oferece os recursos para atender aos resultados mais amplos do desenvolvimento”, avaliou o diretor-geral da UNIDO, Li Young.

O estudo oferece um relato detalhado e de ampla desconstrução sobre como mudanças estruturais aconteceram nos últimos 40 anos.

À medida que a comunidade global embarca na formulação de uma nova agenda de desenvolvimento para construir as bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o documento ressalta a necessidade de integrar um desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável na agenda. Isto exige uma expansão da capacidade produtiva e de agregar valor para encorajar o aumento da criação de empregos e a geração de renda, respeitando os limites do planeta e garantindo um uso eficiente dos recursos escassos.

A transformação estrutural da economia está no cerne deste processo, juntamente com medidas conscientes para incentivar o crescimento econômico, além do aumento da produtividade e do desenvolvimento da tecnologia, inovação, infraestrutura e comércio. O relatório oferece uma ampla orientação sobre como iniciar e sustentar esse processo, ao explorar os principais motores da mudança estrutural e fornecer opções de políticas práticas para governos de países em diferentes níveis de desenvolvimento.

Fonte: www.onu.org.br

topo
Mais Atigos e Notícias
Copyright (c) 2012 / 2017 - RC8.com.br. Todos os Direitos Reservados.